UCB integra seminário internacional

primeirainfancia

Gabriela Fonseca

Especialistas brasileiros e estrangeiros buscam alternativas para assegurar o futuro

Com o tema “Intersetorialidade: conexões para o alcance da prioridade absoluta à Primeira Infância”, a Universidade Católica de Brasília (UCB) integra a organização do VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. De 12 a 13 de novembro especialistas brasileiros e estrangeiros debatem o tema em Brasília.

Durante o seminário as discussões giram em torno de propostas em execução e também as que devem ser colocadas em prática. A partir deste evento será lançada a Comissão Interinstitucional da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e Encerramento.

Em nome da UCB, o professor doutor Alexandre Kieling foi convidado para a mesa-redonda denominada “Articulação Interinstitucional e Inovações para a Garantia dos Direitos da Criança”.

“Nosso propósito é integrar as ações interinstitucionais em favor da primeira infância”, disse Kieling. “O projeto Logicamente, por exemplo, desenvolvido pela universidade, estimula a compreensão da lógica computacional com brincadeiras como a amarelinha, mesmo entendendo que é necessário desenvolver habilidades com a lógica computacional, defendemos que se faça de maneira lúdica”, acrescentou.

Também integrarão o debate Mariana Luz, da Fundação Marília Souto Vidigal; Richard Pae Kim, do Conselho Nacional de Justiça; Gaby Fujimoto, da Red Hemisferica de Parlamentarios y Exparlamentarios por la Primera Infancia; e a deputada federal Aline Gurgel.

Apoio

O seminário conta ainda com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Conselho Nacional de Justiça, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), Fundação Marília Souto Vidigal, Rede Nacional Primeira Infância, Ministério da Cidadania, Fundação Bernard van Leer e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância é coordenada pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, que tem uma longa trajetória na Câmara dos Deputados e conta com 199 deputados signatários (fora do exercício) e 14 senadores.