Cartola FC: o game Fantasy que virou febre no Brasil

Uma nova maneira de assistir o mais popular esporte do país, o futebol

 

Emanuelly Fernandes

Em 2005, as Organizações Globo lançavam o primeiro Fantasy game do futebol brasileiro, o Cartola FC, utilizando o Campeonato Brasileiro da série A como plano de fundo para tornar o usuário um verdadeiro cartola do futebol em que ele tem a oportunidade de criar seu próprio time, comprar e escalar o jogador que preferir. Tudo de forma virtual, utilizando um dinheiro fantasia, que no game se chama Cartoletas. O serviço conta com a versão gratuita e desde de 2016 com o Cartola Pro, que o usuário paga uma taxa anual, e garante diversas vantagens, como a de concorrer a prêmios.

Os Fantasy games são jogos onlines, nos quais os usuários escalam seus times virtuais com jogadores verdadeiros e utilizam as informações reais do desempenho destes atletas para pontuar. Nos EUA eles são extremamente populares, e existem para vários esportes, como: futebol americano, basquete e beisebol.

O servidor público Abílio Soares, 26 anos, joga o Cartola desde 2015, e  participou de ligas com premiações em dinheiro. A criação de ligas é uma das alternativas do game, e os usuários podem criar suas regras externas, como a da liga Cartolada BSB, que cobra uma taxa de R$ 200 anuais dos membros e no final do ano, premiam os 25 melhores colocados. Na temporada de 2015, Abílio ganhou R$ 3.100  por ser o campeão da liga.

“Quando eu entrei na liga, ela já existia há dois anos. Um amigo da igreja me fez o convite e animei na hora. Em 2015 ela já tinha 98 participantes, esse ano são 157. Atualmente está mais competitivo, pois os integrantes estão estudando antes de escalar os times. O interessante é que passamos a conhecer todos os clubes que disputam o campeonato brasileiro ”, afirmou Abílio.

Como jogar

Os interessados precisam ter uma conta no globo.com, site no qual o game é vinculado. A lógica é que estes usuários escalem seus times a cada rodada do Campeonato Brasileiro, com um total de 38. Utilizando de uma lista de todos os atletas e técnicos inscritos no Brasileirão, são escolhidos 11 atletas: um para cada posição existente.

No final de todas as partidas da rodada, a pontuação de cada jogador é a estatística individual dos atletas que ele escalou. O desempenho é baseado em ações que ocorrem ao longo da partida: o gol, as faltas sofridas e cometidas, desarmes, chutes ao gol e na trave, pênaltis defendidos ou perdidos.

Números

O Campeonato Brasileiro possui 673 atletas inscritos espalhados nas 20 equipes. Foi pensado nesse grande número, que os jovens Denis Xavier e Leonardo de Souza criaram em 2012 a conta Dicas do Cartola, no Twitter. Página que além de fazer a cobertura de todos os jogos do campeonato, também passa dicas de escalação, sempre trazendo detalhes de estatísticas de jogadores e times que não são conhecidos do grande público.

“Criamos a conta no Twitter em setembro de 2012, mas começou a fazer sucesso em 2016, quando tínhamos 50 mil seguidores. Hoje já temos mais de 163 mil e por causa do sucesso, criamos ano passado, uma página no Instagram e um canal no Youtube. Somando os seguidores de todas as redes sociais, passamos de 200 mil, ”, afirmou Denis.

Repercussão

Em 2017, o Cartola FC bateu recordes de times com mais de 5 milhões de escalações. O game desperta uma forma nova de assistir futebol em que não apenas as partidas do time de coração interessam, pois, o usuário tem a liberdade de escalar atletas de qualquer clube da Série A do campeonato.

Alguns torcedores e atletas profissionais recebem o Cartola de forma negativa, pois é comum encontrar usuários que não conseguem separar a realidade virtual do game e a vida real. Lucas Katcipis, 24 anos, atingiu o topo da Liga Nacional. É dono de outra página de dicas no Twitter, a Plantel Cartola. Ele relata que apesar de jogar o game desde 2008, ainda não se acostumou com os que praguejam e xingam.

“Duas coisas me chateiam: pessoas que torcem contra seus próprios clubes e os que xingam os jogadores em rede social por causa do seu desempenho no game. Apesar de ser viciado no fantasy, nossos clubes estarão sempre em primeiro lugar. Essa essência não pode se perder nunca, ”, observou Lucas.

 Forma de pontuar no Cartola FC

                 Scouts de defesa                                              Scouts de ataque

Estatística Pontos Estatística Pontos
Jogo sem sofrer gol 5.0 Gol 8.0
Defesa de pênalti* 7.0 Assistência 5.0
Defesa difícil* 3.0 Finalização na trave 3.0
Roubada de bola 1.5 Finalização defendida 1.2
Gol contra -5.0 Finalização para fora 0.8
Cartão vermelho -5.0 Falta sofrida 0.5
Cartão amarelo -2.0 Pênalti perdido -4.0
Gol sofrido* -2.0 Impedimento -0.5
Falta cometida -0.5 Passe errado -0.3

 

*Pontuação exclusa para o goleiro.