Comunicação em debate

SeComunica, na UCB, em discussão a diversidade e adversidade

Lukas Soares

“Diversidade e Adversidade: o incomum da comunicação”são os temas da 16ª edição da Semana da Comunicação da Universidade Católica de Brasília (SeComunica), de 18 a 22 de setembro. Com ciclo de debates, painéis e oficinas, a SeComunica faz parte do calendário de eventos da UCB, envolvendo alunos, professores e comunidade externa. Entre os convidados estão o professor doutor em ciência da comunicação Pedro Russi, da Universidade de Brasília.

O professor de Publicidade da UCB Leandro de Bessa, um dos organizadores da SeComunica, destacou que o objetivo é agregar aqueles que se interessam em discutir e elevar a qualidade da comunicação no país. Além dos alunos e professores, há especialistas e integrantes da sociedade civil.

“O curso de comunicação por ser bem prático, deve ser olhado com uma perspectiva crítica o que a gente faz como prática”, disse Bessa. Porém, ele ressalta: não há a pretensão de mudança de olhar, mas de discussão sobre novas possibilidades. “Não é uma mudança de olhar, mais uma perspectiva que possa ampliar dúvidas, problemas e levantar questões”, disse.

A XVI SeComunica é resultado de um investimento da Universidade Católica de Brasília desde os anos 2000, no esforço de descortinar conhecimento e profundidade de comunicadores dos veículos de comunicação e pesquisa. “A semana de comunicação tem o interesse de tocar pessoas além da universidade, trazendo convidados especialistas, diálogando com países vizinhos na intenção de internacionalização”, afirmou.

Os interessados em participar dos debates terão uma vasta lista de opções de palestras e mesas-redondas cujo objetivo é ampliar a reflexão sobre a diversidade e o fluxo de informação e suas consequências dentro do fazer e do pensar comunicacional.

Nesta edição, o evento conta com uma extensa programação de palestras, seminários, oficinas e em um novo formato, painéis temáticos em que um palestrante principal apresentará o tema que será debatido logo em seguida pelos demais convidados e pelo público. Dessa forma os estudantes terão uma participação mais dinâmica na discussão de temas relevantes.

Arte: SeComunica