Coaching, apoio na busca pela satisfação

Pessoas, sem perspectivas, procuram ajuda para alcançar o sucesso

Hudson Portella & Péricles Lugos

Independentemente do segmento que se pretende atuar, trabalhar ou interagir o coaching é uma opção para aqueles que buscam elevar a autoconfiança e estima na vida pessoal e profissional. São muitas as pessoas que procuram essa prática para cuidar de si mesma, no intuito de obter bons e melhores resultados durante o processo de coaching. Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos, de 2013, há no Brasil cerca de 41 mil profissionais de coaching em atuação e a tendência é de crescimento. Nos Estados Unidos, 40% dos executivos do país passaram pelas mãos desse tipo de profissional, segundo o Executive Channel Network.

A bancária Maria Aparecida Carvalho, de 34 anos, diz que encontrou nas aulas de Coaching força que precisava para conseguir emagrecer. Ela contou que sofria crises de pânico que as levou à compulsão por alimentação e assim ganhou peso. Foi aí que Maria Aparecida procurou um profissional de Coaching de emagrecimento para mulheres, que oferece aulas de autoestima para quem quer perder peso ou que não se sente bem com seu próprio corpo, despertando a importância de viverem mais felizes e com equilíbrio.

“Eu fui perdendo sono, vivia angustiada com as metas que teria que bater no meu trabalho. Tinha crises constantes devido ao excesso de trabalho e a esse meu problema de ser compulsiva em comer toda hora. Procurei o curso de coaching e saí de ex-bancária frustrada, pesando quase 80 quilos, para 50”, afirmou a bancária, que eliminou 30 quilos.

Profissional

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, 80% dos seus clientes são de empresários. A palavra – Coach– de origem inglesa significa treinador e instrutor. Mas atualmente é associada à orientação profissional e pessoal para quem se sente perdido e sem perspectivas. As especialidades vão desde o Coaching pessoal ao profissional, empresarial e financeiro. Como o próprio nome indica, o coaching pessoal trabalha com cada um e nos relacionamentos pessoais.A orientação pode ser em grupo ou individualmente, são dez encontros, de uma hora e meia cada sessão.

A técnica de Coachbaseia-se em orientar, instruir a pessoa a identificar seus problemas, reconhecer e melhorar os pontos fracos. “A pessoa que espera resultados positivos num processo de coaching seja em grupo ou individual precisa está comprometida com seu crescimento, com sua vida e com sua mudança”, afirmou David Milhomem, Coachde Brasília, de 45 anos, responsável pelo curso de formação de coaching integral sistêmico.

Com esse segmento em expansão, uma sessão, cuja duração média é de uma hora, pode variar de R$ 200,00 a R$ 1 mil. Os valores mudam conforme o profissional escolhido – o Coach. Os mastercoaches – profissionais mais experientes, que possuem mais de 2.000 horas de atendimento – cobram mais caro.

Na tentativa de alcançar as metas, o Coachusa recursos da neurociência, psicologia e sociologia, relacionando métodos e ferramentas com habilidade. Dono de um salão de beleza em Águas Claras, o cabeleireiro Valdir Santos, de 26 anos, disse que o lucro dele aumentou, depois das aulas de coaching. “Antes a clientela estava muito fraca e eu não sabia lidar com isso, passei a entender mais sobre essa técnica e com dicas fui aprimorando minhas habilidades e o atendimento aumentou”, afirmou.

Na década de 1970, época em queo coaching surgiu no Brasil por meio de associações esportivas para só depois entrar no mundo dos negócios, o objetivo era manter o seu significado de origem que é conduzir a pessoa para alcançar o sucesso almejado. No início dos anos 2000, o Brasil definitivamente adotou o coaching como o mais eficaz procedimento de desenvolvimento humano.

Os especialistas recomendam cuidado para quem procurar um profissional de coaching, pois a área não é submetida a um órgão específico que se destina a regularizar e fiscalizar os que atuam como Coach. “Muitas pessoas que se denominam Coach fizeram curso e atuam apenas para obter dinheiro”, observou o Vinícius Soares, Coachque atua na preparação para concursos públicos. Uma das alunas é a professora Fernanda Coelho, de 28 anos, que quer ingressar na Polícia Militar. Os planos profissionais a levaram até o curso de Vinícius, depois de muito pesquisar. “Aqui eu aprendo a estudar realmente e o melhor: sozinha”, afirmou ela.


Para mais informações sobre os cursos, esses são os nomes e os telefones para contato:

Curso de Coaching Integral Sistêmico

David Milhomem: (61) 9 8214-7472

Everest Coaching: (61) 9 9854-7270

Febracis: (61) 3877-0144

Coaching Homero Reis: (61) 3034-7414