Alunos começam o fechamento da primeira edição

Depois da elaboração das linhas guias do jornal, o desafio agora é dar forma atraente ao conteúdo. Presença na internet é novidade esse semestre

Manoel Ventura

Apurar, editar, diagramar. A produção da primeira edição Artefato do segundo semestre não para. Nesta semana, a última antes do jornal ser fechado, repórteres, fotógrafos e editores acertam os detalhes finais das reportagens que estarão no jornal.

A equipe de arte também trabalha pesado para que os leitores, espalhados por todo o Distrito Federal, tenham nas mãos um belo jornal.

Mas o Artefato começou a nascer antes mesmo das reuniões de pauta, quando foram definidos os projetos editorial e gráfico. Eles são fundamentais no processo de produção porque dão os rumos que o jornal deve seguir por todo o semestre.

Manoel Ventura

Jéssica Eufrásio, uma das alunas que participou da produção do documento, explica que o projeto editorial da publicação estabelece que o Artefato deve ser transparente e prezar pela apresentação de conteúdo de qualidade e pela liberdade de expressão, incitando o pensamento crítico do leitor.

“Sempre com o exercício da responsabilidade social e da liberdade de expressão, tendo como princípios presentes na elaboração do jornal a defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais, da cidadania e da democracia”, acrescenta.

Assim como no último semestre, o jornal terá ilustrações na capa, conforme definiu o projeto gráfico. “O jornal deverá ter uma leitura fácil. Com uma diagramação visualmente limpa, contando com ilustrações e fotografias”, informa Larissa Nogueira, aluna que ajudou na elaboração do projeto e é diagramadora desta edição.

Internet

O dia a dia do Artefato está na internet, que nesse semestre terá novidades. Um novo site foi preparado, com ferramentas multimídia que ajudarão os repórteres a contar suas histórias também em vídeo, fotos, ilustrações.

Com apoio da equipe do Centro de Rádio e Televisão (CRTV) da Universidade Católica de Brasília, a equipe do jornal também vai gravar vídeos com detalhes sobre as reportagens, informações de bastidor e entrevistas exclusivas para a internet.